Inovação na construção civil: 7 tendências para 2020 que você precisa saber
Setor voltou a crescer no mercado nacional, muito disso por conta da tecnologia e da inovação
A inovação na construção civil está em alta. Depois de um bom tempo com resultados negativos seguidos, este mercado voltou a crescer, e certamente muito disso deve-se às novidades e tendências, as quais desenham um futuro ainda mais promissor para a área.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foram 20 trimestres consecutivos de queda do PIB no segmento de construção civil quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma recessão de 5 anos.
Depois de um período tão turbulento, a construção civil cresceu 2% no segundo trimestre de 2019, o que colocou fim às quedas constantes e mostrou que a recuperação seria questão de tempo.
Tal retomada foi comprovada também pela pesquisa ?Indicadores Imobiliários Nacionais ? 2º Trimestre de 2019?, que mostrou haver um aumento de 11,8% nos lançamentos residenciais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (30.607 x 27.381) e de 15,4% na comparação semestral (46.215 x 40.062).
As estimativas para 2020 também são bastante positivas. De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o setor de construção civil deve crescer 3% em 2020, o que representaria a possível criação de 150 mil a 200 mil empregos formais até dezembro.
É fato que este movimento pode ser interrompido pela pandemia do novo Coronavírus, mas é importante se atentar que ele está afetando o mercado como um todo, não apenas o setor de construção civil. Logo, isso não invalida a retomada que já vinha ocorrendo há alguns meses no setor.
Entre tantos motivos que podem estar relacionados à volta do crescimento neste mercado, as inovações na construção civil podem ser consideradas entre as principais, já que apresentam um sério potencial de revolucionar a área e fazer com que seus resultados sejam ainda melhores.
Algumas tendências se destacam entre as demais e merecem ser comentadas aqui, as quais ainda são novidade, mas não devem levar tanto tempo até que sejam adotadas pelas construtoras e empreendedoras, em um investimento tão benéfico financeiramente quanto em termos de produtividade, eficiência e segurança.
Conheça e entenda o que deve influenciar sensivelmente o mercado da construção daqui em diante!